“O conceito de Marketing Direto está superado”, alerta Antonio “Toninho” Rosa, presidente da Dainet Multimídia e do Conselho Superior da ABEMD, entidade que acaba de alterar seu próprio nome. Seguindo uma orientação mundial da Data Marketing Association — que, por sua vez, deixou de ser a Direct Marketing Association — a ABEMD não significa mais “Associação Brasileira das Empresas de Marketing Direto”, e sim “Associação Brasileira das Empresas de Marketing de Dados”.
– Estamos vivendo a época da “big data”. Não faz mais sentido pensar em segmentar nosso público apenas pelos antigos critérios de sexo, idade e situação socioeconômica. É preciso conhecer como o nosso consumidor pensa, em que bairro ele mora, quais são os seus hábitos — explica Toninho Rosa.
A mudança, diz o executivo, deve-se ao crescimento da importância da tecnologia nas ferramentas de comunicação de marketing, o que trouxe novos players ao mercado mundialmente. “Nós vimos este fenômeno acontecer lá fora e precisávamos preparar o Brasil também para a mudança”, conta Rosa, que contou com o apoio do presidente da ABEMD, Efraim Kapulski.
O site da ABEMD, inclusive, tem um glossário para entender um pouco melhor do Marketing de Dados, que o internauta também vai encontrar no Google traduzido como “Marketing por Dados”, em que nenhuma decisão é tomada sem que tenha havido uma precisa avaliação tecnológica da segmentação do público.
Toninho Rosa inclusive recomenda a leitura do livro “Homo Deus”, de Yuval Noah Harari, do mesmo autor do best-seller “Sapiens”, e que conta uma história da humanidade nessa fusão de filosofia e ciência, criando o neologismo “dataistas” para caracterizar as novas gerações mais focadas em cultuar os dados que circulam pelas redes.
O presidente do conselho da ABEMD alerta também para a necessidade de as premiações internacionais se ajustarem à nova realidade do setor. O festival de Cannes, por exemplo, que acaba de fazer uma grande alteração em sua organização, manteve o “Direct Lions” no grupo de premiações a que chamou de “Reach”, juntamente com o mais contemporâneo “Creative Data Lions”.
O Prêmio Colunistas, por outro lado, já está iniciando negociações com a ABEMD para a alteração no atual Colunistas Marketing Direto, que deverá trocar de nome e reavaliar suas categorias para a premiação de 2018, acompanhando as mudanças.
Joia, Muito bom seu artigo, somente para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Saudações Amigos